Autor: Álvaro Cardoso Gomes
Ano: 1997
Páginas: 174
Editora: Editora Moderna
Sinopse: Que sentimento é esse que pode nos levar ao mais alto dos firmamentos e ao mais profundo dos infernos?
O que é amar alguém? Você sabe? Toninho sabe... E não se conforma com a morte de Regina, sua grande paixão. Agora ele quer trazê-la de volta, não importando o quanto custe! Se você ainda não sabe o que é o amor, acompanhe-o. Cada arrepio de suspense e terror vai mostrar a você o que é amar de verdade!
O que achei:
"O que é amar alguém? Você sabe? Toninho sabe."
Eu li "Muito além das estrelas" pela primeira vez quando estava na sexta série para uma peça na escola (em que fiz a Regina). Todos divididos em grupos e para o meu foi destinado a obra de Álvaro Cardoso Gomes. Quer saber? Eu agradeço até hoje por isso. Muito além das estrelas, apesar de ter aquela típica linguagem escolar, de fácil entendimento e com varias figuras, é um livro muito gostoso de ler... Tem uma história que prende e que, pelo menos pra mim, não enjoa! Eu acredito que já li este livro + de VINTE vezes! Minha mãe costumava chamá-lo de "livro de viagem" já que toda vez que viajamos para o interior, era este livro que eu pegava para passar aquelas horas.
O livro é uma continuação de "Para tão longo amor", porém é importante ressaltar que não é precisa a leitura do livro 1 para o entendimento deste 2, em que gira em torno de como Toninho está lidando com a morte prematura de Regina (romance apresentado no primeiro livro). O livro se inicia com uma carta de Toninho para o autor. O agradecendo pela publicação de "Para tão longo amor" e que agora iria lhe contar uma história um pouco diferente. Algo que ele mesmo achava difícil de acreditar. Mas que ele esperava que o autor o entendesse e fosse o seu ouvinte dos acontecimentos no ultimo ano.
"Somente lhe peço muita compreensão, porque o que lhe vou contar foge ao senso comum e é fantástico demais, podendo assustar alguém que não seja como você, um escritor acostumado a mexer com o desconhecido. Acredite: o que vem escrito no caderno (que segue junto a minha carta)só tem uma explicação sobrenatural, apesar de ter realmente acontecido. Juro pela saúde de meus filhos! Os fatos são absolutamente verdadeiros, apesar de sobrenaturais."
"Por quê, Regina? Por quê? - perguntei chorando.
Sentia-me como uma criança a quem tivessem roubado o brinquedo mais querido.
- Regina, volto a perder você outra vez."
"Eu sou o gnomo Dig.
Não muita coisa te digo.
Eu sou o gnomo Dag.
Por favor, pouco me indagues."
"Muito além das estrelas" é inesquecível. Em meio a forças ocultas, pactos e crenças religiosas que vão fazer você acreditar no bem e no mal e no que achava ser impossível. É pesado, é profundo e com toques de Divina Comédia vai fisgar você. Recomendo muito a leitura desse belo exemplo de literatura nacional de qualidade! E claro, dar uma chance aos livros da época do colégio, porque ali podem estar verdadeiros tesouros.
"Que sentimento é esse que pode nos levar ao mais alto dos firmamentos e ao mais profundo dos infernos?"
Sobre o autor:
É formado em Letras pela USP, onde se tornou professor títular de Literatura Portuguesa. Especializou-se na literatura do final do século e em poesia e romance contemporâneo. Lecionou as cadeiras de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia em Berkeley e no Middlebury College e fez várias pesquisas em Portugal e nos Estados Unidos da América.
Álvaro Cardoso Gomes nasceu na cidade paulista de Batatais, em 1944, e viveu a adolescência em Americana, também no interior de São Paulo, que usa como o cenário das suas obras A hora do amor, Para tão longo amor e outras mais. Hoje mora em São Sebastião, no litoral paulista. É autor de diversos livros juvenis, além de livros de poesia, de contos, romances para adultos (entre eles O sonho da terra, que recebeu o Prêmio Bienal Nestlé
O estilo da edição é o comum da editora moderna. Com letras grandes e cheio de ilustrações.
Nota no Skoob:

Xx Beijos xX
Eu li esse livro na adolescencia tbm, e amei a leitura. Sempre que me perguntam o livro que mais gostei na vida, é sempre o primeiro que vem na minha cabeça. Adorei seu texto. beijos
ResponderExcluiro primeiro livro que li e assombrou meus sonhos por meses, ksksksks
ResponderExcluiraté hoje tenho um exemplar, rs