Resenha: Me Before You - Jojo Moyes

Me Before You (Como eu era antes de você)
Autor: Jojo Moyes
Ano: 2012
Páginas: 480
Editora: Michael Joseph
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

O que achei:

Eu acredito que esse livro praticamente dispensa apresentações. MAS, vamos lá. 

O livro conta a história de Louisa, uma jovem de 26 anos que não tem muitas ambições, mora na casa dos pais, tem um emprego mais ou menos, um namorado (babaca) e vive em uma cidade pequena. Até que a lanchonete em que trabalha fecha e ela se vê obrigada a arranjar um novo emprego.

Por não ter muitas qualificações, o melhor que consegue achar é o de cuidadora de um tetraplégico. Will que após sofrer um acidente vive uma vida amargurada e só pensa em acabar o seu sofrimento logo quando possível.

Ah... Como é difícil falar desse livro. Eu confesso que até a metade dele foi bem regular pra mim. Não por culpa da Lou, ou do Will (meu personagem favorito) ou do plot deles. Mas os capítulos infernais que abordavam a família da Lou. Meu deus. Minha vontade era pular tudo o que envolvia a irmã chata e os pais chatos... Ah! E o namorado chato dela.

MAS, chegando no meio tudo fica ótimo. Fofo, envolvente, engraçado e delicado. E enfim eu percebi que o livro não era sobre amor. Não no sentido romântico quer dizer. Como eu estava procurando (e não achando). E sim sobre sonhos, sobre vida e sobre ser feliz. Will falava (não de uma forma clichê) como Lou não aproveitava a sua vida e "gastava" o seu tempo estagnada ali naquela cidade sem futuro e não fazendo nada que gerasse lembranças futuras.

O livro é daquele tipo reflexivo. Você por vários momentos vira a Lou ou o Will. Você até encontra amor. Talvez não se sentido que acabamos pensando que vamos achar. Mas amor próprio. Talvez seja piegas e até brega falar isso. Mas o livro é sobre a busca de ser quem você é, o que você quer ser e para onde está indo. 

Sobre o inglês, por ser do estilo contemporâneo eu não senti muitas dificuldades. Porém, não indico para quem está começando a ler em inglês.

Por fim, conclui que "Como eu era antes de você" é um livro muito bom, com uma ótima mensagem e ótimos personagens, mas talvez não tenha me conquistado o suficiente para eu esquecer o início infernal. Porém, foi uma leitura bem prazerosa e valeu a pena ler com as minhas bebês do Monylada por gerar uma ótima discussão.

Sobre o autor

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à escrita.

Sobre a edição


Que capa fofiiiiinha! Ela é praticamente igual a edição brasileira da editora Intrínseca mudando pequenos detalhes. Uma gracinha.
A minha edição é paperback, porém a diagramação e qualidade da folha são ótimas.

Nas telinhas


A adaptação de "Como eu era antes de você" irá sair em 16 de junho de 2016. O elenco conta com nomes como Emilia Clarke, Sam Claflin e Matthew Lewis e direção de Thea Sharrock.




Nota no Skoob (3,5)

xX Beijos Xx




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo