Resenha: Lugar Nenhum - Neil Gaiman

Lugar Nenhum
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2007
Páginas: 336
Editora: Conrad
Sinopse: Um conto de fadas moderno, Lugar Nenhum fascina tanto os leitores de fantasia quanto os fãs de literatura pop. Com a inteligência, o humor e a capacidade única de fundir sonho e realidade que caracterizam a sua obra, Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra: a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos - e é para lá que Richard vai.


O que achei

"Devemos ensinar os nossos temores a nos temerem." 

Lugar Nenhum é o primeiro romance de Neil Gaiman e conta a história de Richard: Um homem "normal", quem tem um emprego "normal" e que tem um relacionamento "normal". Ate que uma noite indo para um jantar com o chefe da "noiva" ele encontra uma garota ferida desacordada e mesmo contra o desejo da noiva ele a socorre. Ele a leva para casa e lá recebe a visita de dois homens singulares com características de animais. Ele mente sobre não conhecer a garota e após ajudar essa garota que tudo muda. É como se de uma hora para outra um desejo infantil seu de ser invisível tenha se tornado realidade. As pessoas parecem não notar a sua presença, e os que notam não lembram dele. Ao menos não nessa Londres. 

Characters of Neverwhere by Segundus

É então que Richard descobre sobra a "Londres-de-baixo" que é como uma espécie de labirinto subterrâneo, que é como esgoto da Londres de cima. E essa "Londres-de-baixo" tem uma população digamos que "diferente".. Composta por monstros, assassinos, monges, nobres. Uma junção de pessoas esquecidas. Pessoas convenientemente esquecidas por essa outra sociedade (a "normal"). Porém, mais livres do que aqueles que vivem na sociedade de cima onde todos de alguma forma todos estão presos a regras, capitalismo, moral e bons costumes e vidas de aparência. Londres se vê então "jogado" a essa nova sociedade que ele precisa aprender a lidar. Para sair desse lugar ele precisa enfrentar uma missão de achar uma chave para ajudar novamente Door, a moça ferida, cujo é a ultima de uma família de "abridores de portas" (adorei o nome dela ser Door kkk) e assim ele conseguir voltar para a Londres de cima. 

Door série de TV hahahah AMEI
Ilustração owwwn by NiQcHan 


O livro tem uma ritmo bem legal, com humor negro e inteligente. E claro, com aquela toque fantástico já conhecido pelos leitores do autor. O início dele eu fiquei com um pouco de haaan? Hahahaa meio bizarro que a gente vai se acostumando hahaha. Bem e, pra variar, Neil Gaiman dando um tapa na nossa cara e fazendo a gente refletir um pouco sobre como vivemos é como os outros vivem ao nosso redor. Como por muitas vezes somos esses seres invisíveis dentro de uma sociedade "enlatada". E que todos temos, la no fundo, um lugar só nosso... Para sermos o que realmente somos. De forma crua e fiel. Adoro absolutamente tudo o que já li dele ate agora ♥ Gaiman muso do universo. Livro de sorteio da TBR com os meus bebês Danni e Monique. Escolha da Monique, arrazou!  

"Meu jovem, você precisa entender uma coisa. Existem duas Londres: a Londres-de-Cima - onde você morava - e a Londres-de-Baixo, o Submundo, habitada pelas pessoas que caíram pelas fissuras do mundo. Agora você é uma delas."  

Sobre a edição: Li no kindle, apesar de ser um livro que sempre esteve na minha lista de desejados. E, mesmo lendo no aparelho, pude ver algumas ilustrações maravilhosas (adoro livro ilustrado!!) que tem no livro. A Conrad editora é uma editora famosa pelo seu trabalho com mangás então tudo é bem feitinho. 

Ilustração colorida. Fonte: Fanpop


Sobre a série: Pelo o que eu pesquisei esse livro foi originalmente uma série da BBC em seis capítulos e CLARO que eu vou atrás para assistir já já! #)

Nota no skoob: 

Beijos e até a próxima


XX


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo