A Abadia de Northanger - Jane Austen

A Abadia de Northanger
Autor: Jane Austen
Editora: Landmark
Páginas: 288
Ano: 2009
Sinopse: 'A Abadia de Northanger' é uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira, tendo como pano de fundo a cidade de Bath. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a traquila e por vezes tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz dos romances góticos.


O que achei: Bom gente! Essa delicinha foi um update (amém) na minha listinha do #RGBC ouuuu melhor, o Rory Gilmore Book Challenge em que consiste em uma lista dos livros lidos e mencionados pela personagem Rory Gilmore do seriado Gilmore Girls. Váaaarias listas rolam pela internet, mas eu sigo a lista de uma menina que dividiu os livros por temporada então quando ler todos da temporada 1 vou passar para a próxima e assim por diante. Estou fazendo o desafio por buddy reading (leitura conjunta) então para dar uma emoção sorteamos o livro da lista. O #2 do ano foi esse livro maravilhoso! A abadia de northanger da Jane Austen! Gente, amei! Achei ele um pouco diferente da fórmula que a Jane geralmente usa nos seus livros, mas amei muito! A mocinha da história é Catherine Morland e a história começa quando ela é convidada pelo o Sr. e a Srª Allen, a passar passar um tempo em Bath, onde conhece Isabella Thorpe, que ligadas pelo amor pelos livros se tornam melhores amigas. Após essa estadia ela é convidada pela família de Henry a se hospedar na Abadia de Northanger. Catherine vê então a possibilidade de viver as aventuras sombrias que tanto lê nos seus livros favoritos. É nesse momento que o livro te garante altas risadas, com Catherine buscando passagens secretas, conspirações e assombrações por cada canto e cada momento em que está na Abadia. Acredito que a verdadeira crítica aos romances góticos pela parte da autora está aí. Ao mostrar que as coisas que acontecem nesses romances não são tão "fáceis de acontecer" assim. Mas gente! Defendo a Catherine, que coisa delicia é um bom romance gótico. E confesso que dei um update na minha lista de TBR para o estilo. Enfim, a protagonista aqui é bem engraçada e diferente das mocinhas das outras obras de Austen. Porém, é muito legal você ver o desenvolvimento dela durante a leitura e confesso que não tive como não me identificar. E claro, eu amei a referencia e por vezes sátira aos romances góticos (meu eterno amor no ensino médio) ajudou e muito a ser tão fluida a leitura do livro. O romance é bonitinho, mas confesso que não foi o meu interesse principal no livro. Infelizmente eu li nessa versão portuguesa no Kindle então senti que não absorvi TUDO o que o livro poderia me dar, então espero conseguir logo um exemplar para reler (apenas desejando essa edição da Martin Claret). Mas, está recomendadissimo e me arrisco dizer que este é (até agora) o meu livro da Jane Austen favorito. Puro amor!
Nota no Skoob:



Nas telinhas
: Como todos os livros da Jane (haha não tenho certeza!) esse aqui também tem um filme (estou desesperadamente querendo ver!!). A lindinha da Felicity Jones no papel de Catherine e fofura da Carey Mulligan no papel da Isabella! Só atriz que adoro.



 

















Beeeeijos e até a próxima :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo